Como garantir uma equipe talentosa

Atrair, treinar e manter profissionais qualificados é fundamental para a conquista do mercado

Os bons resultados empresariais dependem do envolvimento das pessoas. Essa é a receita do sucesso de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Segundo a analista do Sebrae Minas Zuleika Melo, as organizações de pequeno porte possuem duas características que auxiliam na gestão de pessoas: a proximidade dos funcionários com a administração e a facilidade de agir com mais rapidez diante de qualquer situação.

“Em função dessas particularidades, consideradas vantagens competitivas, é possível desenvolver ações com o objetivo de atrair e manter talentos no quadro funcional”, ressalta a especialista.

Zuleika explica que “investir nas pessoas é o grande diferencial competitivo das empresas e o que garante o sucesso das organizações modernas”.

Ela cita ações que são consideradas “vantagens competitivas”:

Seleção de pessoas: identificar, no mercado, profissionais que estejam alinhados com a missão e os valores da empresa. Para que isso aconteça, é preciso definir o perfil desejado e descrever as tarefas/responsabilidades e as competências comportamentais necessárias para o desempenho da função.
Treinamento e capacitação: criar espaço para o aprendizado constante, incentivando o conhecimento sistêmico do negócio, os seus objetivos e as suas metas. E o mais importante: traduzir o aprendizado em ação.
Salários e benefícios: avaliar salários e benefícios praticados no mercado e compará-los com o que a empresa oferece.
Avaliação de desempenho: definir metas e objetivos claros e avaliar sempre os resultados, reconhecendo o desempenho individual e de equipe.
Comunicação: utilizar o feedback como ferramenta de gestão, o que permite ao funcionário perceber seus pontos fortes e melhorias necessárias.
Inovação: promover um ambiente que facilite a inovação e a criatividade. Envolver as pessoas na busca pela melhoria e qualidade dos processos internos, produtos e serviços. Isso faz do funcionário um parceiro da empresa.
Ambiente físico: disponibilizar materiais, equipamentos e recursos tecnológicos necessários à execução do trabalho.

Fonte: Sebrae Minas Gerais – 08/03/2017